Fatores interferentes na evasão e retenção nos cursos de Matemática e BC&T da UFVJM

20/11/2017 13:45

Descrição/Justificativa:

Embora, sejam vários os fatores que influenciam na retenção e evasão dos alunos nos cursos de graduação no ensino público brasileiro, o que se busca no presente trabalho é identificar, analisar e discutir quais são os fatores mais relevantes que levam a retenção e evasão dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFVJM. Os seguintes fatores serão discutidos: fatores socioeconômicos; pessoais; número elevado de retenção nas disciplinas, principalmente no início do curso; necessidade do discente em ingressar no mercado de trabalho; dificuldade que o aluno encontra em se adaptar as exigências dos professores e à mudança do ensino médio para o ensino superior.

 

Objetivos:

Objetiva-se com este trabalho identificar os fatores que contribuem para a retenção e a evasão dos alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFVJM, campus do Mucuri. Como objetivos específicos: apresentar o quadro geral de retenção e evasão dos dois cursos no campus do Mucuri; identificar quais disciplinas têm índice de reprovação de no mínimo 30%; associar os fatores aos índices de retenção e evasão. Espera-se ainda: - promover a autonomia do aluno, a apropriação do conhecimento científico; - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica do petiano.

 

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Este projeto se iniciou com uma pesquisa documental, pautado em dados fornecidos pela DRCA/UFVJM. As seguintes variáveis foram levantadas: quantidade de alunos evadidos dos cursos por período e o período que estava; número de alunos diplomados até o presente momento; tempo de integralização do curso; percentual de discentes que são reprovados nas disciplinas por semestre. No segundo momento, será desenvolvida uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário semiestruturado aos discentes e professores do curso de Matemática da UFVJM no campus do mucuri, com o objetivo de identificar as possíveis causas de retenção e evasão. Após tabulação, os dados serão analisados por meio de análises descritivas e estatísticas.

 

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 

Os resultados desta pesquisa serão publicados em eventos institucionais e outros nacionais. Para além das publicações espera-se que os resultados permitam aos demais pesquisadores a discussão ampliada sobre o tema, pois de acordo com o MEC, em 2010 o índice de evasão nas universidades públicas brasileiras correspondia a 13,2%. Conhecendo estes fatores a Universidade poderá entrar com medidas para que possa amenizar esse fato, melhorando assim a qualidade do curso e dos egressos.

 

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Esta atividade será avaliada por meio de reuniões quinzenais, juntamente com toda a equipe, para planejamento e avaliação das atividades já realizadas. Intercalado a estas ações os discentes realizarão estudos bibliográficos sobre a temática referida, que subsidiarão a escrita de relatórios.

 

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