Da contravenção à educação: uma proposta pedagógica através da recuperação de máquinas caça-níquel

21/11/2017 14:38

Descrição/Justificativa:

O Brasil é o país emergente que mais gera lixo eletrônico por pessoa a cada ano, e ainda não possui ampla estratégia para lidar com o problema. Por ser fruto da contravenção, tais máquinas quando apreendidas tem sido destruídas, e a grande maioria, descartadas em lixões ou aterros sanitários. Cadastrado junto à PROEXC/UFVJM desde o ano de 2013, este projeto trata da reutilização de máquinas caça-níquel na construção de máquinas que utilizam softwares educativos livres, para essas serem utilizadas nas escolas de ensino fundamental e médio de Teófilo Otoni e região, dentro da Parque da Ciência e no Ciência na Escola. Através deste projeto estamos conseguindo recuperar máquinas caça-níquel apreendidas pela Polícia Civil  e Federal, utilizando-as como ferramenta educacional.

 

Objetivos:

Objetiva-se com esta atividade: - reutilizar máquinas caça-níquel como ferramentas educacionais, visando facilitar o processo educacional e proporcionar uma experiência didática informal aos alunos de Teófilo Otoni e região; - promover uma discussão ampliada entre petianos e comunidade acadêmica sobre temas como novas tecnologias voltadas para o ensino, bem como o uso de materiais alternativos na construção de objetos de aprendizagem; - promover a autonomia do aluno, a apropriação do conhecimento científico; - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica do petiano; - desenvolver um subprojeto, aqui chamado de LAVAR AS MÃOS, como forma de reuso destas máquinas.

 

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

1. Recolhimento do material necessário em delegacias e instituições públicas ou privadas que cedem, nos trâmites da lei, as máquinas caça-níquel apreendidas e/ou lixo eletrônico e limpeza. 2. Recuperação do Hardware, mudança estética externa para um tema educacional, preparo físico (botões, setas, compatibilidade, etc.) para os softwares que a máquina receberá. 3. Programação, configuração e instalação dos softwares, que são jogos educativos e/ou informativos, estes criados ou não pelos próprios alunos, respeitado os direitos autorais. Vale ressaltar que os softwares abordam diversos conteúdos permitindo aplicação no ensino fundamental e médio. 4. Uso das máquinas nas escolas de nível fundamental e médio da região; em eventos e exposições no Parque da Ciência e no projeto Ciência na Escola

 

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Já existem 6 máquinas em funcionamento, que estão sendo utilizadas em escolas de Teófilo Otoni e região  e em exposições no Parque da Ciência da universidade. A efetividade do projeto está sendo comprovada observado o interesse que a máquina desperta nos alunos e a aprovação de estudantes de pedagogia às máquinas. A atividade tem permitido uma discussão ampliada entre Petianos e comunidade acadêmica da UFVJM, sobre o uso de novas tecnologias voltadas para o ensino, bem como o uso de materiais alternativos na construção de objetos de aprendizagem. Outro desdobramento deste projeto, é o subprojeto Lavar as mãos. Utilizando-se a máquina, uma luz escura e uma câmara infravermelho, crianças e adolescentes serão orientados sobre o cuidado higiênico das mãos (JÁ EM FUNCIONAMENTO).

 

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Os petianos serão avaliados por meio de reuniões quinzenais, com toda a equipe, para planejamento e avaliação das atividades já realizadas. Intercalado a estas ações os discentes realizarão estudos bibliográficos sobre a temática referida, que subsidiarão a escrita de relatórios. Durante o desenvolvimento das atividades no Parque da Ciência e no Ciência na Escola, elas serão registradas através de fotografias, filmagens e listas de presença. Os relatórios conterão além de uma síntese do conteúdo abordado nas atividades e da metodologia empregada, uma avaliação dos participantes e da equipe sobre as mesmas. Serão elaborados relatórios semestrais das atividades do projeto nos quais constarão uma descrição e uma avaliação dos resultados obtidos no referido período.

 

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