Astronomia

21/11/2017 15:14

 Introdução

    A Esfera Celeste realiza um movimento aparente anual com relação a um observador na Terra. Este movimento aparente ocorre devido à trajetória orbital da Terra em torno do Sol. A mudança da posição do Sol causa uma variação da incidência da luz solar sobre a Terra, o que leva a ocorrência das estações ao longo do ano.

    O entendimento do movimento diário da Terra é importante para a realização de projetos de engenharia, como por exemplo, o projeto de uma residência que leva em conta a posição do Sol para a iluminação e controle da temperatura de acordo com as estações do ano, do melhor posicionamento de painéis de captação de energia solar ou ainda calcular o apontamento de uma antena de recepção de TV via satélite.

    Portanto o entendimento de fundamentos da astronomia de posição pode ajudar profissional em engenharia a realizar seus projetos de modo a otimizar aspectos relacionados ao movimento da Terra (incidência de raios solares, apontamento de antenas etc.).

    Esta proposta de projeto propõe a elaboração de um curso de Astronomia de Posição voltado a engenheiros, para que possam aplicar esses conhecimentos a seus projetos. Isto permite que o profissional execute seu projeto observando esses aspectos.

 

Objetivos

    Os objetivos deste projeto consistem em:

  • ·         Fazer o levantamento bibliográfico da ementa proposta e fazer o estudo desse material;
  • ·         Desenvolver de material para a aplicação do curso, como ilustrações, visualização de mapas celestes, animações dos movimentos etc.;
  • ·         Ensinar astronomia de posição a estudantes de engenharia, para que estes conhecimentos possam ser aplicados a seus projetos.

 

 Participantes

   
Deborah Faragó Professora/Orientador
Leandro Baroni Professor/Orientador
Mauro Lúcio Franco Tutor/Orientador
Amilton Junior Schirmer Neves Aluno/Bolsista
Weslley Barcelos
Aluno/Bolsista
 


Leia mais: https://petufvjm.webnode.com.br/projetos/astronomia/

Voltar