Ciência na Escola

20/11/2017 14:07

Descrição/Justificativa:

O projeto Ciência na Escola tem como objetivo principal, promover a melhoria na qualidade do Ensino de Ciências nas escolas públicas de Teófilo Otoni e escolas de regiões circunvizinhas integrando atividades de extensão voltadas à ciência e tecnologia. A sala de aula não pode ser considerada como único espaço para o processo de aprendizagem ou sobre a natureza da ciência como uma atividade intelectual, principalmente num país onde uma grande parte da população esteve ou está fora dela. Desta forma, a sala de aula não  pode ser vista como o único meio a oferecer à sociedade a formação técnico-científica e humanística necessária para o entendimento do mundo.

 

Objetivos:

Objetiva-se com esta atividade: - Ampliar e melhorar as condições de ações de extensão universitária em parceria com as escolas públicas de Teófilo Otoni; - Promover oficinas de radiodifusão nas escolas e contribuir por meio de atividades de extensão, de modo a formar multiplicadores atuantes, para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas de Teófilo Otoni e vizinhanças; - Promover atividades lúdicas de ensino nas escolas; - promover uma discussão sobre temas como novas tecnologias voltadas para o ensino, bem como o uso de materiais alternativos na construção de objetos de aprendizagem; - promover a autonomia  do aluno, a apropriação do conhecimento científico; - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica do PETiano.

 

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O projeto constitui-se em visitar escolas públicas de Teófilo Otoni e região, levando até elas os diversos projetos museográficos (jogos, brinquedos, aparatos experimentais) pertencentes ao Parque da Ciência. Dentro da escola ou em ambientes como praças e ginásios, os participantes são convidados a participarem das atividades, através da interação com os projetos museográficos. As atividades nas escolas são divididas de tal maneira a atender de forma satisfatória a todos os grupos escolares, sendo que as atividades fornecidas na parte da manhã e tarde são: exposições interativas de ciências (física, química, biologia, matemática), além de projetos diversos que envolvem outros tipos de conhecimento.

 

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

O projeto Ciência na Escola visa à criação de um grupo de produção e disseminação do conhecimento acadêmico e científico multidisciplinar na área de Ciência e Tecnologia, elevando a qualidade da formação acadêmica dos alunos do ensino médio e fundamental, através de ações de extensão nas escolas com atividades de Astronomia, física, química, matemática, biologia e programas de radiodifusão fortalecendo o vínculo do aluno com as atividades de ciências desenvolvidas por seus professores.

 

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Os participantes respondem a um questionário após a visitação, colhendo entre outras informações, sugestões e críticas para que a atividade possa ser sempre aprimorada. Durante as reuniões do grupo, os PETianos expõem suas dificuldades. As dúvidas e sugestões também são colhidas para que a atividade possa ser melhor desenvolvida.

 

Voltar