Desenvolvimento de uma plataforma online: NOSSO EXERCÍCIO

21/11/2017 14:37

Descrição/Justificativa:

Este projeto consiste em elaborar um website desenvolvido com softwares livres. Este conterá exercícios resolvidos de diversas disciplinas e será de carácter público. Os usuários também poderão postar  exercícios, gerar listas de exercícios, vincular contas, etc. O principal objetivo é democratizar o ensino, além de ter um senso ecológico, já que os professores poderão disponibilizar listas digitais, evitando a impressão e consequentemente o gasto de papel. A ideia não é nova, mas com certeza é a primeira sem fins lucrativos. É comum vermos sites que disponibilizam exercícios perante pagamento. Essa capitalização do ensino não condiz com a ideologia do PET e da UFVJM, além de não ser nossa finalidade.

 

Objetivos:

Objetiva-se com esta atividade criar um website a partir de softwares livres, aqui chamado de NOSSO EXERCÍCIO. Nele conterá exercícios conteúdos diversos de Matemática, Física, Química, Biologia, Português, acompanhado de suas resoluções. Espera-se ainda: - promover a autonomia do aluno, a apropriação do conhecimento científico; - desenvolver habilidades em website; - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica do PETiano.

 

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Sob orientação do Prof. Luís Cláudio Mesquita de Aquino estamos desenvolvendo o site com o Drupal (framework de gerenciamento modular) e sua comunidade, além do uso do Sistema operacional Ubuntu 12.04 LTS. Entre as nossas principais pesquisas e tarefas estão a linguagem PHP e HTML, códigos e funções do Drupal e a adaptação e criação de módulos. O trabalho está bem adiantado e neste mês de  Março de 2016 a primeira versão foi ao ar, estando disponível para a comunidade acadêmica em https://ne.mucuri.ufvjm.edu.br/. Neste momento, quatro bolsistas PET estão trabalhando parte de sua carga horária com esta atividade, realizando a digitação das questões e respostas no site. Já estão disponíveis  certa de 2700 questões. Ainda estão envolvidos neste projeto dois discentes de mestrado.

 

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Como produto, já temos um site no ar (https://https://nossoexercicio.pet-ufvjm.org) a disposição de docentes  e discentes, não só da UFVJM, contendo exercícios dos mais variados conteúdos de Matemática,  Português, Química, Física, Biologia, acompanhado de suas resoluções. Os exercícios disponibilizados poderão contribuir diretamente com o docente em sua disciplina. Para divulgar o produto e os resultados alcançados, faremos apresentações em eventos locais, regionais e nacionais. Ainda como resultado,  teremos duas dissertações de mestrado de discentes que estão trabalhando diretamente na plataforma, e por consequência a divulgação dos resultados em revista nacionais.

 

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Semanalmente o grupo se reuni para avaliar o que foi produzido. Além disso, tem um campo dentro do site onde docentes, discentes e usuários do site podem sugerir mudanças e melhoras para o mesmo. Assim, constantemente a plataforma é alterada visando atender a estas demandas.

 

Voltar