Fatores interferentes na evasão e retenção nos cursos de Matemática e BC&T da UFVJM

21/11/2017 15:07

 

Descrição/Justificativa:

Embora, sejam vários os fatores que influenciam na retenção e evasão dos alunos nos cursos de graduação no ensino público brasileiro, o que se busca no presente trabalho é identificar, analisar e discutir quais são os fatores mais relevantes que levam a retenção e evasão dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFVJM. Os seguintes fatores serão discutidos: fatores socioeconômicos; pessoais; número elevado de retenção nas disciplinas, principalmente no início do curso; necessidade do discente em ingressar no mercado de trabalho; dificuldade que o aluno encontra em se adaptar as exigências dos professores e à mudança do ensino médio para o ensino superior.

 

Objetivos:

Objetiva-se com este trabalho identificar os fatores que contribuem para a retenção e a evasão dos alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFVJM, campus do Mucuri. Como objetivos específicos: apresentar o quadro geral de retenção e evasão dos dois cursos no campus do Mucuri; identificar quais disciplinas têm índice de reprovação de no mínimo 30%; associar os fatores aos índices de retenção e evasão. Espera-se ainda: - promover a autonomia do aluno, a apropriação do conhecimento científico; - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica do petiano.

 

Resultados/Produto final:

 

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