Grandes Matemáticos da História

21/11/2017 14:42

Descrição/Justificativa:

A História da Matemática tem um papel importante na formação do professor de Matemática. Segundo Victor Byers, o principal objetivo de se estudar história da matemática talvez seja lançar alguma luz sobre a natureza e essência do conhecimento matemático. Assim, é inevitável o vínculo que se põe entre essa disciplina com a tradição matemática. Por outro lado, é possível, no campo didático, resgatar essa tradição de modo criativo e dinâmico, fazendo uso de novas tecnologias e metodologias de ensino, principalmente, no que toca à produção de textos didáticos. Com a história da matemática, tem-se a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e entender a matemática, tornando-a mais contextualizada, mais integrada com as outras disciplinas, mais agradável, mais criativa, mais humanizada.

 

Objetivos:

Objetiva-se com esta atividade: produzir animações, textos e banners relacionados aos grandes Matemáticos da História. Acreditamos que esta atividade poderá contribuir de forma significativa com a disciplina de História da Matemática, favorecendo o ensino e aprendizado dentro desta temática. Espera-se ainda: - promover a autonomia do aluno, a apropriação do conhecimento científico; - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica do PETiano e dos demais alunos do curso de Matemática.

 

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Participarão ativamente desta atividade três bolsistas PET, sob a orientação do Matemático Rogério Starich Silva (responsável pelo Laboratório de Matemática) e do tutor. Os PETianos serão orientados a buscar em sites, livros e revistas as principais informações sobre os Grandes Matemáticos, buscando fotos, datas, teoremas e principais contribuições que estes trouxeram para os dias de hoje. Posteriormente, elaborarão materiais didáticos que servirão, adiante, para a confecção de banners e adesivos. Os banners ficarão expostos no Laboratório de Matemática e os adesivos serão afixados nas mesas deste laboratório. Todo o material produzido será publicado no site do PET.

 

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se com esta atividade contribuir diretamente na disciplina de História da Matemática e  indiretamente com os demais alunos que já cursaram ou não a disciplina, de modo a despertar um interesse maior sobre tal conteúdo. Durante as visitas ao Parque da Ciência da UFVJM, os visitantes serão convidados a conhecer o Laboratório de Matemática, onde já tem outros produtos confeccionados pelo grupo PET. Esta atividade permitirá que a comunidade externa à academia científica possa conhecer de forma simples um pouco dos principais Matemáticos e suas contribuições, tendo por consequência uma maior popularização da ciência.

 

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Quinzenalmente o grupo se reunirá para avaliar o que foi produzido e pensar em novas temáticas a serem trabalhadas.

Voltar