Parque da Ciência

21/11/2017 14:34

Descrição/Justificativa:

Projeto inaugurado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Teófilo Otoni em outubro 2009 disponibiliza mais de sessenta aparatos experimentais, nas áreas de Matemática, Física, Química e Astronomia para visitação da comunidade externa e acadêmica. Os agendamentos para visita ao parque são realizados pelas escolas através do site (www.ufvjm.edu.br/parquedaciencia), disponibilizado no portal da UFVJM. As visitas são acompanhadas por monitores, bolsistas do grupo PET, professor tutor e/ou colaborador. O projeto conta com apoio do Pólo de Inovação Tecnológica de Teófilo Otoni que concede 2 monitores bolsistas para apoio operacional que ministram também oficinas temáticas na área de astronomia a professores da rede pública do vale do Mucuri. Justificativa: Popularização da Ciência.

 

Objetivos:

Objetiva-se com esta atividade: - Compreender, estabelecer conceitos e argumentações lógicas; - Opinar sobre o valor instrumental e formativo da Ciência; - Interpretar dados, elaborar modelos e resolver problemas, integrando os vários campos da ciência e tecnologia; - Formar equipes multidisciplinares; - Estabelecer relações entre a Matemática, Física e outras áreas do conhecimento; - promover uma discussão sobre temas como novas tecnologias voltadas para o ensino, bem como o uso de materiais alternativos na construção de objetos de aprendizagem; - promover a autonomia do aluno, a apropriação do conhecimento científico; - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica do PETiano.

 

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A visitação das escolas públicas e privadas do ensino médio e fundamental da região é realizada através do agendamento prévio através do site: (www.ufvjm.edu.br/parquedaciencia. No que se diz respeito às escolas das zonas rurais do município, o Parque da Ciência disponibiliza o ônibus da Universidade para  locomoção. As visitas duram em média 2 horas, onde os alunos das escolas acompanhados pelos bolsitas PET e do Tutor, além de conhecerem o Parque da Ciência, assistem a um filme na área de ciência e tecnologia, visitam os laboratórios de ensino e pesquisa, a biblioteca, tendo a oportunidade de conhecer o campus universitário, sempre monitorado por um ou mais tutores e alunos bolsistas do projeto.

 

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Desenvolver novas formas de atuação em sala de aula, surgidas como resultado do desenvolvimento de novos meios de informação, comunicação e dispositivos temáticos que modificam as condições em que se desenvolvem os processos de ensino-aprendizagem; - Produção de material didático; - Desenvolver  trabalho em equipe.

 

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

As escolas que visitam o Parque da Ciência preenchem um questionário referente a visita, referindo-se os pontos positivos, projetos que mais gostaram e sugestões de atividades com os alunos. A cada semana o grupo se reúne para também discutir novas formas de abordagem dos visitantes, bem como apresentam críticas e sugestões para a melhoria da atividade.

 

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