Popularização da Ciência: Planetário e Telescópio

20/11/2017 13:56

 Descrição/Justificativa:

Além dos projetos vinculados ao Parque da Ciência, que visam a Popularização da Ciência, o Parque  possui atrações recentes, como o Planetário e o Telescópio. O Telescópio é uma ferramenta que possibilita as pessoas visualizarem objetos distantes, sendo de importância na astronomia, que é o estudo de planetas, de estrelas e de outros objetos no espaço cósmico e o Planetário que é um local para o ensino não formal de astronomia, onde ocorrem apresentações com projeções na cúpula, que é de um tecido apropriado, e que mantém a sua forma esférica recorrendo a um sistema que insufla ar para seu interior, com capacidade máxima de 40 espectadores. Ambos foram adquiridos ao final de 2016 e estão em funcionamento no Campus do Mucuri.

 

Objetivos:

Objetiva-se com esta atividade: - Apresentar à comunidade interna e externa à UFVJM uma nova possibilidade de entender de formar lúdica a formação do Universo; - Levar à comunidade a Ciência como forma de libertação; - Opinar sobre o valor instrumental e formativo da Ciência; - Estabelecer relações  entre diversas áreas do conhecimento; - promover uma discussão sobre temas como novas tecnologias voltadas para o ensino; - promover a autonomia do aluno, a apropriação do conhecimento científico; - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica do PETiano.

 

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O Planetário e o Telescópio estão sendo montados todas as terças e quintas-feira para visitação da comunidade acadêmica, das 17 as 21 horas: o Planetário no setor de transporte e o Telescópio na entrada   do prédio de salas de aula. A visitação das escolas públicas e privadas do ensino médio e fundamental da região é realizada através do agendamento prévio através do site www.ufvjm.edu.br/parquedaciencia. No que se diz respeito às escolas das zonas rurais do município, o Parque da Ciência disponibiliza o ônibus da Universidade para locomoção. As visitas duram em media 2 horas, onde os alunos das escolas acompanhados pelos bolsitas PET e demais colaboradores são orientados em relação aos objetos citados acima.

 

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Esta atividade permitirá não somente aos alunos dos cursos de Matemática e Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) a terem uma visão e compreensão do Universo, mas também a todos os demais alunos e servidores da UFVJM que se interessam por ciência. O projeto chama a atenção de todos pois permite a visualização direta de astros que antes só eram observados por fotos ou videos. A proposta contribui de forma direta na discussão sobre novas tecnologias voltadas para o ensino.

 

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

As escolas que visitam os objetos de aprendizagem preenchem um questionário referente a visita, referindo- se aos pontos positivos e sugestões de atividades com os alunos. A cada semana o grupo se reúne para também discutir novas formas de abordagem dos visitantes, bem como apresentam críticas e sugestões para a melhoria da atividade. Durante estas reuniões os PETianos e demais colaboradores foram e ainda estão sendo capacitados em relação ao uso do equipamento, bem como no reconhecimento dos astros.


 

Voltar