Tutoria para as disciplinas: Fundamentos de Matemática II e Funções de Uma Variável

20/11/2017 14:00

Descrição/Justificativa:

Muitas são as dificuldades encontradas pelos discentes ingressantes em um curso superior. Algumas de ordem pessoal e outras devido à formação deficiente no Ensino Fundamental e Médio. Sendo assim, com esta atividade os alunos dos primeiros períodos dos Cursos de Matemática e Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da UFVJM serão assistidos pelos PETianos em relação a duas disciplinas básicas no curso, a saber, Fundamentos de Matemática Elementar II (do curso de Matemática) e Funções de Uma Variável (do curso de BC&T), que são a base para diversas disciplinas do curso.

 

Objetivos:

Objetiva-se com esta atividade fornecer tutoria de Fundamentos de Matemática Elementar II e Funções de Uma Variável aos ingressantes dos cursos de Matemática e BC&T da UFVJM, visando reduzir a retenção e evasão nestes cursos. Espera-se ainda: - promover a autonomia do aluno, a apropriação do conhecimento científico; - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica do PETiano; - maior  autonomia e responsabilidade com os estudos.

 

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O tutor, junto ao coordenador de Curso e os professores das disciplinas, apresentarão a proposta aos discentes do primeiro período do Curso de Matemática e BC&T. Para esta atividade serão selecionados  pelo grupo PET vinte e quatro (24) veteranos para atuarem como tutores das disciplina de Fundamentos de Matemática Elementar II e Funções de Uma Variável. Esta seleção se dará por meio de edital já na   primeira semana de aula de cada semestre. Estes veteranos terão um compromisso semanal de oito horas para atuarem junto à atividade. Cada um destes padrinhos adotará de dois a três calouros, que em comum acordo definirão o melhor horário para que esta tutoria ocorra. Os PETianos ficarão responsáveis pelo acompanhamento, fiscalização e desenvolvimento da atividade.

 

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se com esta atividade um maior empenho dos discentes ingressantes no curso de Matemática e BC&T, bem como, uma menor taxa de evasão e retenção, além de uma melhora na qualidade dos profissionais que serão formados; maior autonomia e responsabilidade com os estudos.

 

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Esta atividade tem sido avaliada em três momentos: - por meio de reuniões quinzenais da equipe PET; - por meio de sugestões dadas pelos discentes participantes; - por meio das atividades avaliativas propostas pelo docente responsável pela disciplina.

Voltar