Objetivos Específicos

 
  •   Desenvolver projetos que integrem ensino, pesquisa e extensão que mapeiem as demandas da região enquanto consolidem a presença da UFVJM mediante efetiva integração com a sociedade local;
  •   Minimizar a evasão e retenção do aluno na universidade, através de atividades interativas, interdisciplinares possibilitando aos bolsistas PET e demais estudantes do curso de BC&T e Matemática uma maior inserção no universo acadêmico;
  • Buscar a excelência em ensino e apoio à comunidade regional;
  •   Fomentar a investigação e a formação científico-profissional nos cursos de graduação do BC&T e Matemática;
  •    Possibilitar a aplicação deste saber em atividades de extensão, promovendo a troca de experiências em um processo crítico e de mútua aprendizagem em contato com a comunidade acadêmica e a comunidade; Ampliar e melhorar as condições de ensino, pesquisa e ações de extensão universitária;
  • Incentivar a formação cultural;
  •  Fortalecer a estrutura institucional para as ações integradas de pesquisa e extensão juntamente com o Pólo de Inovação Tecnológica de Teófilo Otoni;
  • Contribuir por meio de atividades de extensão, de modo a formar multiplicadores atuantes, para a melhoria da qualidade de vida da população do Vale do Mucuri;
  •   Contribuir para a formação dos alunos incentivando o envolvimento futuro de seus integrantes com a pós-graduação;
  •  Contribuir para a construção de um espírito crítico nos alunos, preparando-os para o exercício da profissão de forma ética e conscientizando-os do seu papel como vetor de desenvolvimento da região e, conseqüentemente do País.
  • Promover o intercâmbio entre os alunos do programa com os demais alunos e com o corpo docente dos cursos de Matemática e BC&T;
  • Desenvolver novas formas de atuação em sala de aula, surgidas como resultado do desenvolvimento de novos meios de informação, comunicação e dispositivos temáticos que modificam as condições em que se desenvolvem os processos de ensino-aprendizagem de Matemática;
  • Lidar com a ambigüidade, diversidade e complexidade das relações de sala de aula;