Autômato Mecânico e o Ensino de Geometria

    Experiências pessoais e vivências escolares revelam uma desmotivação na aprendizagem da Geometria associada às dificuldades na compreensão de conceitos, demonstrações e aplicações do referido conteúdo. Observa-se que de modo geral que o ensino da Geometria tem se apresentado rigorosamente abstrato, com transmissão de regras e memorização de fórmulas através de intensivos exercícios técnicos.

    Em função do exposto, objetivou-se com este projeto construir um autômato mecânico, neste caso um cavalo, visando auxiliar no processo ensino aprendizado de geometria plana. Este projeto faz parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Educação Tutorial – PET, Novas Tecnologias Voltadas para o Ensino da UFVJM.

    Este aparato foi desenvolvido no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), localizado no Campus do Mucuri. Para a construção do cavalo de madeira (autômato) foram utilizados materiais de fácil acesso, tendo como objetivo a aplicação da geometria.

    Os materiais empregados na construção foram a madeira em mdf (sendo utilizadas as sobras de cortes de uma madeireira), parafusos e porcas e uma barra de ferro, que após moldada virará uma manivela. Para minimizar os erros, antes de se construir o autômato grande, optou-se por testar outros materiais em escala menor, evitando-se desperdícios de materiais, e ainda permitindo que observássemos qualquer problema como deformações e lascas na estrutura. 

 

 Trabalho completo: Resumo - PET Autômato